Muita gente acha estranho ou não sabe o motivo do Fusca as vezes ser chamado de "Fuscão". Algumas pessoas até já me perguntaram e eu respondi, de forma bem básica que era o motor 1500. Andei pesquisando e percebi que o ano e alguns detalhes no carro fizeram o besouro ser chamado pelo aumentativo.
Bom, o fato é que em 1970 a VW colocou no mercado o Fusca 1500, o qual foi fabricado até 1972. E o que ele tinha de diferete?
Lanternas traseiras com luz de ré, mantendo os faróis bolha, imitação de jacarandá no painel, rodas de 4 furos, para-choques novos, bitola traseira mais larga e várias outras modificações.
Os taxistas da época se apaixonaram e o apelidaram de Fuscão, na época era uma inovação, bonito, potente e econômico, só dava ele na praça, tanto é que na década de 1990 o Fuscão ainda rodava como táxi, eu mesmo andei muito de táxi fusca.
Entre 1971 e 1972 a VW atingiu o auge na venda de Fuscas no Brasil! Era moda! O que se vê de Uno e corsa atualmente (mesmo tendo saído de linha) era o Fusca nesse tempo, talvez até mais.
Em 1973 novas modificações o deixaram no estilo do últimos modelos fabricados (com exceção das lanternas fafá que chegaram em 1980) em seguida lançaram o Fusca 1600 S, com uma grade de fibra na tampa traseira que lhe deu o apelido de "bizorrão", mas o record de 1971/72 nunca mais foi batido, e o apelido Fuscão ficou associado aos modelos de 1970 à 1972.
Nenhum comentário:
Postar um comentário